Home / Sua casa com estilo / Driver / ZF, UBS e IBM disponibilizam tecnologia Blockchain para realizar pagamento seguro \"em trânsito\" IBM é a nova parceira do projeto Car eWallet Blockchain da IBM permite que carros façam transações de forma aut


ZF, UBS e IBM disponibilizam tecnologia Blockchain para realizar pagamento seguro \"em trânsito\" IBM é a nova parceira do projeto Car eWallet Blockchain da IBM permite que carros façam transações de forma aut

Data: 13/09/2017

ZF, UBS e IBM disponibilizam tecnologia Blockchain para realizar pagamento seguro "em trânsito"

  • IBM é a nova parceira do projeto Car eWallet

  • Blockchain da IBM permite que carros façam transações de forma automática, segura, transparente e eficiente

  • Car eWallet simplifica radicalmente a utilização de serviços relacionados ao veículo


Frankfurt. Em parceria, a ZF, o UBS e a IBM (NY: IBM) oferecerão uma nova plataforma de transações automotivas para serviços de mobilidade com base na tecnologia Blockchain. O Car eWallet tem potencial para mudar radicalmente a maneira como as montadoras, fornecedores e operadoras processam as transações digitais, facilitando consideravelmente a utilização de serviços relacionados ao veículo. 

Montadoras, empresas de tecnologia, fornecedores e prestadoras de serviços de mobilidade impulsionam juntas o desenvolvimento de carros que circulam sem motorista. Mas para que possam ser realmente autônomos, esses veículos precisam de um agente digital capaz de realizar tarefas e liberar pagamentos automaticamente, sem que o próprio proprietário ou o usuário tenha que entrar em ação.

O Car eWallet é um inovador assistente digital instalado no carro, projetado para fazer e receber pagamentos “em trânsito” com comodidade e segurança. Além disso, ele dá conta de desempenhar outras atividades, como abrir o porta-malas ou as portas. O Car eWallet tem como base o Blockchain, a tecnologia de cadeia de blocos da IBM, que permite que as informações de todos os participantes da rede sejam sincronizadas em um registro de dados confiável e inviolável. Paralelamente, o sistema assegura que cada usuário tenha acesso apenas às informações que ele está autorizado a ver e usar.

Tudo isso viabiliza realizar transações seguras praticamente em tempo real, sem necessidade de uma empresa centralizada ou um terceiro de confiança. A plataforma aberta de transações automotivas para serviços relacionados à mobilidade tem o potencial de mudar radicalmente o comércio eletrônico entre montadoras, fornecedores, operadoras e clientes.

Mais comodidade e segurança no compartilhamento de carro

“Mais do que nunca, a tendência do compartilhamento de carro e os veículos autônomos do futuro requerem um ecossistema de transações para uso universal”, afirma Dr. Stefan Sommer, CEO da ZF Friedrichshafen AG. “A tecnologia do Car eWallet reduzirá os riscos e custos e aumentar consideravelmente a comodidade para o proprietários e usuários”, completa.

Tecnologia Blockchain redefine as transações

A plataforma se baseia na tecnologia de Blockchain da IBM, disponibilizada na nuvem IBM e operada pelo Hyperledger Fabric 1.0, um framework de Blockchain e um dos projetos hyperledger hospedado pela Fundação Linux. Com essa plataforma aberta de serviços baseada em nuvem, os parceiros criaram uma rede totalmente segura que pode pagar as taxas de estacionamento, receber valores do compartilhamento de carro, fazer pagamentos no posto de recarga e pagar serviços de entrega que colocam a encomenda diretamente no porta-malas.

“O mundo da mobilidade está evoluindo vertiginosamente. Veículos autônomos, carros elétricos e novos serviços de mobilidade que ontem ainda eram conceitos visionários estão se tornando realidade. Os tempos de profundas mudanças requerem soluções transformadoras”, afirma Dirk Wollschlaeger, IBM General Manager Global Automotive Industry. “Em parceria com o UBS e a ZF, desenvolvemos uma nova plataforma de mobilidade que redefine como, quando e onde as transações são realizadas”, acrescenta.

Veronica Lange, Head of Innovation do UBS, acrescenta: “No atual mundo digital e integrado, nenhuma instituição trabalha isoladamente. Como somos uma instituição de serviços financeiros de ponta, buscamos o desenvolvimento de uma nova plataforma que irá transformar a maneira das transações e pagamentos entre veículos e outras máquinas é feita, pois elas serão eficientes e seguras”.

Mais duas prestadoras de serviços a bordo: APCOA e ChargePoint

Pontualmente para o Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt -IAA 2017, na Alemanha, novas operadoras tornam o Car eWallet ainda mais atrativo para clientes e usuários.

A APCOA, está prestes a se tornar a maior sociedade europeia de gerenciamento de estacionamentos, e com esta nova solução entregará a motoristas de veículos equipados com o Car eWallet a possibilidade de utilizar mais de 200 mil estacionamentos localizados em 80 cidades na Europa sem sequer pegar a carteira.

A ChargePoint opera o maior e mais aberto sistema de recarga de veículos elétricos do mundo. Atualmente, a empresa disponibiliza mais de 40.000 pontos de recarga independentes, e atende mais de 7.000 clientes (comerciais, cidades, agências, fornecedores de serviço, etc.). A ChargePoint é a única empresa de tecnologia de cobrança que projeta, desenvolve e fabrica soluções de hardware e software para todas as categorias de carregadores para veículos elétricos, como os utilizados em casa, no trabalho, em torno da cidade ou em uma viagem. No início deste ano, a ChargePoint anunciou sua expansão na Europa com a meta de oferecer um conjunto abrangente de soluções em toda a região. Uma grande vantagem é o seu sistema global operacional e de pagamento que poderá ser facilmente usado com o Car eWallet.





Compartilhe: